Aparecida


Basílica Nova


Basília velha

A história da cidade se confunde e se mistura com a história da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Teve início por volta de 1717, quando chegou a notícia que Dom Pedro Miguel de Almeida, Governador de Minas e São Paulo, iria passar pela pequena Vila de Guaratinguetá. Entre outras providências, era necessário que pescadores da região trouxessem do Rio Paraíba tantos pescadores quanto lhe caíssem na rede, a fim de prover o banquete, fornecer alimento ao povo reunido e exibir ao ilustre visitante os recursos do pequeno vilarejo.

Mesmo não sendo uma boa época para a pesca, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso colocaram sua canoa no rio, pois era preciso obedecer ordens. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, pararam e desanimados e abatidos pelo cansaço no Porto de Itaguaçú. João Alves lançou então, mais uma vez suas redes nas águas. Desta vez, porém, sentiu algo pesado quando puxou as primeiras malhas. Era uma imagem sem cabeça, com anjos esculpidos ao redor dos pés. Espantado, João Alves lançou novamente a rede e o que veio à tona foi a cabeça da imagem que se ajustava perfeitamente a outra parte descoberta anteriormente. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três pescadores, que assim retornaram com a canoa cheia .

Durante os quinze anos seguintes, a imagem foi protegida por Felipe e sua família, que a levou para casa. Seu filho, Atanásio Pedroso, construiu um oratório para a Santa, que com o passar dos anos tornou-se pequeno em virtude do grande número de devotos que por ali passavam. Nesse rústico oratório se verificou que por várias vezes, repetidamnte as velas se acendiam espontaneamente. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá, solicitou ao Bispo do Rio de Janeiro permissão para construir uma capela no Morro dos Coqueiros, inaugurada posteriormente, em 26 de junho de 1745.

Mas o número de fiéis aumentava cada vez mais e, em 1888, foi finalizada a construção de uma igreja, elevada a Basílica menor em 29 de abril de 1908. Vinte anos depois, em 17 de dezembro de 1928, Aparecida tornou-se Município, emancipando-se de Guaratinguetá. E, no ano seguinte, Nossa Senhora foi proclamada RAINHA e PADROEIRA DO BASIL por determinação do Papa Pio IX. A construção da Nova Basílica foi iniciada em 1939.

 

A BASÍLICA VELHA :

Antiga Basílica de Nossa Senhora Construída em 1888, de estilo barroco, foi tombada como monumento de interesse histórico-religioso e arquitetônico pelo CONDEPHAT. O som de seus carrilhões emociona moradores e turistas; os sinos dobram às doze e dezoito horas.

 

Aparecida é, com certeza, uma estância turística reconhecida religiosamente e agora visa se tornar-se, também, uma estância turística cultural-recreativa. 

 

- Pontos turísticos

Igreja de São Benedito:

Igreja São Benedito, localizada no centro da cidade. É muito frequentada por romeiros e aparicidenses, principalmente na sua tradicional festa, durante nove dias, começando no domingo de Páscoa.

                                                                                         

Mirante das Pedras:

Pequeno parque de pedras afloradas no caminho do Porto de Itaguaçu, possibilitando a contemplação da várzea do Rio Paraíba e da Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora Aparecida, medindo 1,80m de altura.

                                                                                          

Passarela:

Em forma de “S”, em homenagem à Santa, a passarela faz a ligação entre as basílicas Velha e Nova. Seu comprimento total é de 389m, e largura de 5,85m.

                                                                                          

Morro do Cruzeiro:

Morro de peregrinações com as estações da Via Sacra, com 6,80 metros de altura, oferece uma excelente vista da cidade e parte da região. O local é arborizado om gigantescas árvores de eucaliptos, o que empresta um delicioso perfume às primeiras horas da manhã.

                                                                                            

Porto Itaguaçú:

Local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, com o monumento em homenagem aos três pescadores que a encontraram.

                                                                                                

 

 

Centro de Apoio ao Romeiro :

Com o objetivo de melhor atender o visitante, os responsáveis pela Basílica Nova (Nossa Senhora Aparecida-Padroeira) criaram o Centro de Apoio ao Romeiro: uma mega estrutura construída em trinta e seis (36) mil metros com capacidade para “abrigar” cem mil (100.000) pessoas.


Neste espaço, o turista pode contar com: Posto da Polícia Militar, Atendimento Médico, Sanitários, Telefones Públicos e um comércio centralizado composto de 786 lojas.

A praça de alimentação oferece condições para o visitante alimentar-se com qualidade.Será inaugurado numa área de dez mil metros (10.000) um Centro de Eventos, com capacidade para seis mil pessoas (6.000), onde serão desenvolvidas atividades esportivas, culturais e artísticas.

Com essa iniciativa, Aparecida pretende oferecer ao seu turista, mais Segurança, Conforto e Lazer.

 

A Rede Del Valle oferece condições especiais para hospedagem de excursões, oferecendo  inclusive, cortesia para o guia e motorista.

Fonte: Revista Ecotour ( www.revistaecotour.com.br)